Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9)

O PHQ-9, sigla para "Patient Health Questionnaire-9" em inglês, ou Questionário de Saúde do Paciente-9 em português, é uma ferramenta de triagem amplamente utilizada para avaliar a presença e gravidade dos sintomas de depressão em indivíduos.

O PHQ-9 é frequentemente utilizado por profissionais de saúde, como médicos e psicólogos, para ajudar no diagnóstico e monitoramento da depressão. Ele pode ser aplicado em diversos contextos, como consultórios médicos, clínicas de saúde mental e pesquisas acadêmicas.

Formato de Resposta: Escala de 4 pontos, sendo 0 = “não ocorre”, 1 = “ocorre vários dias”, 2 = “ocorre mais da metade dos dias” e 3 = “ocorre todos os dias”.


Questionário sobre a Saúde do/a Paciente (Watnick et al., 2005):

Instrução: Durante as últimas 2 semanas, com que frequência você foi incomodado/a por qualquer um dos problemas abaixo.

  1. Pouco interesse ou prazer em fazer coisas. (0) Não ocorre - (3) Ocorre todos os dias.

  2. Sentir-se desanimado(a), deprimido(a) ou sem esperança. (0) Não ocorre - (3) Ocorre todos os dias.

  3. Dificuldade para dormir ou dormir em excesso. (0) Não ocorre - (3) Ocorre todos os dias.

  4. Sentir-se cansado(a) ou ter pouca energia. (0) Não ocorre - (3) Ocorre todos os dias.

  5. Falta de apetite ou comer em excesso. (0) Não ocorre - (3) Ocorre todos os dias.

  6. Sentir-se mal consigo mesmo(a), sentir-se um(a) fracassado(a) ou achar que decepciona as pessoas próximas. (0) Não ocorre - (3) Ocorre todos os dias.

  7. Dificuldade para se concentrar em coisas, como leitura ou assistir televisão. (0) Não ocorre - (3) Ocorre todos os dias.

  8. Mover-se ou falar devagar, ou o contrário, ficar inquieto(a) e incapaz de ficar parado(a). (0) Não ocorre - (3) Ocorre todos os dias.

  9. Pensamentos de que seria melhor estar morto(a) ou de se machucar de alguma forma. (0) Não ocorre - (3) Ocorre todos os dias.


Cálculo dos Escores:

Os escores de cada questão são somados para obter a pontuação total do PHQ-9, que pode variar de 0 a 27.

Interpretação:

  • 0 a 4: Ausência de depressão.

  • 5 a 9: Depressão leve.

  • 10 a 14: Depressão moderada.

  • 15 a 19: Depressão moderadamente grave.

  • 20 a 27: Depressão grave.

É importante lembrar que o PHQ-9 é uma ferramenta de triagem e não um diagnóstico definitivo. Caso a pontuação indique a presença de sintomas depressivos, é recomendável que o indivíduo procure a avaliação neuropsicológica para uma avaliação mais detalhada e um diagnóstico preciso.

    • Somar os escores de todos os itens.

Referências:

  1. Watnick, S., Wang, P. L., Demadura, T., & Ganzini, L. (2005). Validation of 2 depression screening tools in dialysis patients. American journal of kidney diseases, 46(5), 919-924.

  2. US Preventive Services Task Force. Final Recommendation Statement: Depression and Suicide Risk in Adults: Screening [Internet]. Rockville (MD): US Preventive Services Task Force; 2023 June 20 [acesso em 22 de julho de 2025]. Disponível em: https://www.uspreventiveservicestaskforce.org/uspstf/recommendation/screening-depression-suicide-risk-adults.

Anterior
Anterior

Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal de Davis (EMRI)

Próximo
Próximo

Escala de Autoeficácia